sábado, 19 de maio de 2007

Sobre a vida e sobre viver ou sobreviver sobre a vida

"Quem sabe eu tive de algum modo pressa de viver logo tudo o que eu tivesse a viver para que me sobrasse tempo de... de viver sem fatos? de viver. Cumpri cedo os deveres de meus sentidos, tive cedo e rapidamente dores e alegrias - para ficar depressa livre do meu destino humano menor? e ficar livre para buscar a minha tragédia"

Clarice Lispector, em A paixão segundo GH

"Faz de conta que vivia e não que estivesse morrendo pois viver afinal não passava de se aproximar cada vez mais da morte"

"A vida não é de se brincar porque em pleno dia se morre"

Clarice Lispector, em Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres

6 comentários:

Ana Silva disse...

Juventude, quando ansiava por viver tudo o que podia, o que achava que devia, o que pensava ser urgente, imediato, intensamente necessário, papai me dizia: vives tudo agora, filha, quando tiveres mais idade, não terás o que viver, já terás vivido tudo, estarás cansada, inerte, amorfa.

Lidia disse...

Caraca, Jaana! larga esse livro da Clarice! rsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Já meu pai dizia que quanto mais cedo a gente começasse a trabalhar, mais cedo se aposentaria e poderia aproveitar a vida. Doente, sem vigor físico, ganhando uma miséria - supus eu. E fui tratar de viver enquanto ainda era jovem.

Caetana disse...

Sobre vida é o que ficou de gorjeta

Jaana disse...

Meu amigo anônimo tem bons motivos. Admiro a coragem. Mas pessoas diferentes tem razões diferentes... cada um com seu cada um, né?

Valéria Barros Nunes disse...

jovem eu achava que vivia a vida, madura percebi a vida me vivendo...
agora estou apodrecendo d etanto viver a vida q vivo...