sábado, 2 de junho de 2007

Família

CORNELIA Scipionis Africana (ca. 190 a.C. – 100 a.C.) foi uma matrona romana que marcou o século II aC pela sua reputação de virtude e seriedade. Filha de Scipio Africanus, o herói da segunda guerra púnica e de Aemilia Paulla. Enquanto jovem casou com Tiberius Sempronius Gracchus, um político bastante mais velho que ela. Tiveram doze filhos, apenas três sobreviveram até à idade adulta: Sempronia, que casou com o primo Scipio Aemilianus e os irmãos Tiberius e Gaius Gracchus. Após a morte do marido em 154 a.C., Cornélia recusou todas as propostas de casamento e escolheu permanecer viúva para educar os filhos. Morreu com cerca de 90 anos na vila de Misenum. Roma votou a atribuição de uma estátua em sua honra, a primeira concedida a uma mulher. Até então as representaçoes femininas eram de personagens mitológicas.

Publius Cornelius Scipio Africanus o Velho (236 a.C. - 183 a.C.) Filho de Públio Cornélio Cipião, ele é mais conhecido por ter derrotado Aníbal Barca de Cartago, na Segunda Guerra Púnica, na batalha de Zama (a "Batalha de Waterloo" da antiguidade), de onde recebeu o apelido Africanus. Scipio casou com Aemilia Paulla e teve quatro filhos: Cornelia Scipionis Africana Major, que se casou com Publius Cornelius Scipio Nasica Corculum; Cornelia Scipionis Africana Minor, que se casou com Tiberius Sempronius Gracchus; Lucius Cornelius Scipio e Publius Cornelius Scipio, pai de Scipio Aemilianus.

Publius Cornelius Scipio Aemilianus Africanus, o Jovem (185 a.C. - 129 a.C.) foi um comandante que lutou nas Terceira Guerra Púnica contra Cartago. Era neto adotado de Cipião Africano. Casou-se com Sempronia, filha de Cornelia Scipionis Africana Minor e Tiberius Sempronius Gracchus.

Tiberius Sempronius Gracchus (163-132 a.C.). A vida pública de Tibério começou durante a Terceira Guerra Púnica, como tribuno militar ao serviço do seu cunhado, Publius Cornelius Scipio Aemilianus Africanus, o Jovem. O exército romano sofreu uma pesada derrota e para não piorar as coisas, Tiberius assinou o armistício com o inimigo. Por essa atitude foi considerado um covarde por Aemilianus que convenceu o senado a desautorizar o ato do cunhado. Quando Tibério Graco foi eleito tribuno das plebes em 133 a.C. formulou a Lex Sempronia agraria, uma lei que proibia a existência de latifúndios com mais de 500 acres. O excesso seria, segundo a lei, comprado pelo estado e redistribuido pelos soldados no fim de cada campanha militar. Teve um monte de problemas e ficou sem grana para realizar sua proposta de reforma agrária. Conseguiu utilizar, para realizar o projeto, a fortuna de um cara que morreu sem deixar herdeiros. Para isso precisou tirar da frente, de forma não lícita, um certo senador que queria bloquear a pauta. Os caras deram um fim nele no início de 132 a.C.

Gaius Sempronius Gracchus (154 – 121 a.C.). Tal como o seu irmão Tibério, Caio pertenceu aos Populares e seguiu uma agenda política revolucionária que lhe trouxe conflitos com a facção conservadora do senado romano, os Optimates. O cara inventou de incluir uma reforma agrária, leis reguladoras do preço dos cereais para evitar especulação, e limitação do número de anos e campanhas que um cidadão devia ao serviço militar, criar um tribunal especial de corrupção, para julgar apropriações indevidas de fundos por membros do senado. Foi assassinado em 121 a. C. Caio Graco teve apenas uma filha do seu casamento com uma Licinia Crassa. Sempronia, herdeira do patrimônio dos Gracchii, casou com um dos filhos de Fulvius Flaccus. Esta união resultou igualmente numa única filha, Fúlvia, que foi mulher de Publius Clodius Pulcher e de Marco António.

Fúlvia (c. 79 a.C. - 40 a.C.), bisneta de Cornélia, foi conhecida pelas actividades conspiratórias e ambição política, invulgares numa época em que as mulheres viviam em casa, segundo os princípios de virtude e modéstia romana. Foi a primeira mulher, não mitológica a ter sua figura gravada em moedas romanas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Sobre Publius Cornélius, quem deve explicações é Cintia de los Rincones.

Lidia disse...

Quem foi que mudou as letrinhas todas do blog pra itálico?

Valéria Barros Nunes disse...

publius gaius?
vixe

Anônimo disse...

Publios Gaius é precursor da Parada Gay na Roma antiga.

Mariana R disse...

ora!!! vá se fu seu fi da pu! grrrr!!!
Xenti, que coisa isso!