quinta-feira, 5 de abril de 2007

Sabonete PHEBO

O que ou quais as representações e lembranças que temos ao ver e cheirar um sabonete?

Será que o uso de um ou outro simboliza algo para as pessoas? Ou elas compram por causa da fragância associado ao preço, ou aquele que ajudará na proteção da pele, tem hidratação, "isto ou aquilo?"

Será que há distinções entre gêneros? As mulheres compram tais e os homens outros tais? Ou independe de gênero e terá significado em cada ser da espécie humana? Neste caso, para aqueles que usam...

Só sei que ao olhar o sabonete da marca PHEBO, de base vegetal, de glicerina, 90g, odor de rosas, com a embalagem amarela e no centro um desenho oval em vermelho, lembra-me a minha infância. Quando eu acreditava, na fantasia de criança ensinada pela mãe que o sabonete PHEBO era símbolo de realeza, de pessoas abastadas, haja vista, que lá em casa nem o cheiro passava por perto. Para mim simbolizava algo que eu não tinha.

No entanto, ontem no supermercado, quando vi o sabonete PHEBO por R$1,45 não tive dúvidas peguei e cheirei aquele odor de rosas e viajei, por alguns segundos. E retornei de um tempo vivido. Comprei apenas dois.

Bem, aquele sabonete de odor de rodas, (odor?! de rosas?!), presente desde 1930 e com a embalagem amarela me fez lembrar que cresci e posso fazer escolhas, não só de sabonetes.

7 comentários:

Ana Silva disse...

Eu também me lembro desse sabonete. E tinha a mesma sensação: ele era cheiroso, chique, de clicerina, uau! Coisa de rico. De vez em quando, minha mãe comprava uma barrinha, e eu me regalava em banhos espumosos no calor da tarde campo-grandense. Era raridade. E a variedade de sabonetes era pouca.
Depois, veio o Collor e abriu o mercado, inseriu-nos na modernidade, deu-nos milhares de escolhas. E a possibilidade de substituir o conceito de cidadão pelo de consumidor. Mas isso é outra história.

Esperando Godot... disse...

eu nunca tive nenhuma relação muito forte com esse sabonete. Acho que não sou do tempo que ele era raridade. Se sou, era tão raridade que minha mãe não devia me deixar nem olhar. pensando bem, a única relação que tive com "phebo" foi por um ex-namorado. Ele usava de vez em quando, mas mesmo assim chama o tal de "phedo"...

Mariana R disse...

Ah! eu sou do mesmo tipo de gente que idolatrava o phebo, até hoje as veiz que compro! tem inté o líquido hoje em dia. lá em casa lembro de ser um luxo essa tal sabãozinho mesmo. e me traz minha mãe de volta. Não é banho de se tomar com namorado. rs.

Lidia disse...

Chique mesmo era o 'Alma de Flores'... aquele da caixinha azul com uma mulherzinha estampada. Mas nunca liguei muito pra sabonete - qualquer um que aparecesse, eu usava. Hoje que sou um pouco mais criteriosa - ou mais chata, né?

Anônimo disse...

Nossa... sabonete PHEBO sempre um encanto desde criança eu sempre gostei muito desse sabonete. Hum!!!!!!! quando criança eu adorava o cheiro, só conhecia o famoso odor de rosas.
Depois meu ex namorado também sempre usava esse sabonete. E esses dias passado meu irmão chegou aqui em casa tão cheiroso e eu perguntei que peerfume vc usou? Ele respondeu o Phebo (aquele preto), mas deu tanta saudades que hoje fui a farmácia e comprei 04 unidades o Brisa Tropical, Toque de Lavanda, Flores da Primavera e Amazonian. Pena que faltou o mais famoso o Odor de Rosas e agora navegando aqui pela internet descobri que tem também Sab. Phebo Liquido..... Pronto mais um para eu comprar, pois eu amo sabonetes

Anônimo disse...

uso o sabonete phebo a 73anos ineterruptos e meu filho tambem continua ate hoje usando hoje tenho 93anos

Anônimo disse...

Amo esse sabonete e me lembro da minha infância... chegava da escola e quando tinha ele no banheiro (sim, só de vez em quando,era sabonete de rico rsrsrs)eu fazia espuminha com as mãos e ficava passando e sentindo o cheiro, também compro até hoje e faço a mesma coisa!