segunda-feira, 26 de julho de 2010

a pública não é privada!

Ainda reluto em concordar que a escola privada é melhor do que a pública. acredito que os resultados do ENEM, por exemplo, mostram apenas que os instrumentos de avaliação continuam favorecendo a elite no Brasil. Aquelas escolas de elite que não atendem nas áreas rurais, que não atendem deficientes mentais, nem cegos, nem surdos, nem mudos, nem índios, nem pobres, nem indisciplinados, é a melhor? Aquela escola capitalista que cobra valores que garantam o "lucro do patrão", e pagam o salário de mercado para seus trabalhadores, e selecionam por testes - ou seja, só quem sabe é que entra, é a melhor? A pública vai perder sempre nessa disputa por medalha de elite. Exceto as federais, que aliás, selecionam alunos, recebem mais do que o aluno-ano que as estaduais e as municipais recebem, têm carreira de professor universitário e de servidor de universidade para seus trabalhadores. Os resultados mostram, claramente que isso faz diferença. O Enem é um indicador de que os investimentos em educação continuam favorecendo quem já tem, e ocultando as necessidades daqueles alunos que não têm ginásio coberto, laboratórios equipados funcionando com orientadores capacitados, de professores que trabalham além das horas para dar conta de sala de aula e gestão - além da própria formação, de todos os que não têm transporte público passando nem por perto da escola - ou que têm, mas tão absurdamente indignos de cidadania, que não têm cidadania. A escola pública tem que dar conta de tudo isso: currículo, cidadania, educação para o que ainda nem existe. Tenho dó, pena mesmo, da senhora mendicativa escola pública, que nunca srá reconhecida pela sua generosidade, pelo seu trabalho exaustivo, pelo tanto que faz- por mais que faça!

4 comentários:

Semifosco disse...

Excelente!

Bel Brunacci disse...

Muito bom, Valéria. O MEC usa a mesma medida para coisas tão diferentes! E não percebe - ou percebe? - que transforma o ENEM em simples ranking, medidor de prestígio, reproduzindo indefinidamente os valores meritocráticos. Enquanto isso, na periferia...

Milena disse...

Apoiada!

Ana Silva disse...

Concordância total. A defesa da escola pública é o caminho para a conquista de educação de qualidade para o país.
Valeu, Val.