A monogamia é natural?
“Não há como questionar se a monogamia é ou não natural. Não é. Ao mesmo tempo, tampouco há razão para concluir que o adultério é algo bom ou inevitável. Animais, muito provavelmente, não podem escolher agir contra 'o que vem naturalmente'. Já os homens podem.”
David P. Barash (Professor de Psicologia da Universidade de Washington e co-autor do livro O mito da monogamia).
“Os povos, ao saírem da barbárie rumo à civilização e ao progresso, abandonaram a poligamia e estabeleceram a família monogâmica. A instituição do divórcio vai na contramão da história, retrocendendo da civilização à barbárie.”
Edição de janeiro de 2001 da revista brasileira Catolicismo.
“Apesar da força moral da tradição judaico-cristã e de a Justiça ter procurado purificar o pênis e restringir sua semente à instituição sagrada do matrimônio, ele não é por natureza um órgão monógamo. Desconhece códigos morais, foi projetado pela natureza para o esbanjamento, adora a variedade, e nada, exceto a castração, eliminará seu pendor para a prostituição, a fornicação, o adultério ou a pornografia.”
Gay Talese (Jornalista americano e autor do livro A mulher do próximo, clássico sobre a sexualidade americana antes da era AIDS)
Da coluna “Pergunta sem resposta” da edição desse mês da Superinteressante.
5 comentários:
A monogamia não existe, foi inventada pelo Estado e pela Igreja para ditar regras, manipular as pessoas...Não é à toa que vivemos num prima capitalista, consumista, produtivista, que precisa, cada vez mais, de mais pessoas a seguir seu comando...Por isso, crescei-vos e multiplicai-vos, crescei-vos e multiplicai-vos.... E agora, estamos imersos num caldeirão de gente.
Mas voltando à monogamia, acredito, portanto, que não fomos feito para sermos mono e nem hetero...
Concordo em parte com o Gay, pena ele não falar do clitóris. Concordo em parte do anônimo, mas sinceramente não acho que fomos feitos para sermos alguma coisa ou para não sermos alguma coisa.
Cumpliquei????
Achei cômica essa de que o pênis "foi projetado pela natureza para o esbanjamento"... acrescente-se aí 'para o esfolamento' também... rs rs
seja qual for o projeto o que me importa é o trajeto!
nada disso é natural, tudo feito histórica e histéricamente no social ou seja na relação e na ralação.
well, se a castração não é fato, é de fato ameaça, a psicanalista, rs.
Postar um comentário