segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Isabel Allende

Há alguns escritores cujas obras tu adoras, mas quando os ouves falar, a simpatia diminui sensivelmente? Comigo já aconteceu. Adélia Prado é um exemplo. Eita mulher chata!

Com Isabel Allende foi o contrário - se já gostava do que ela escreve, agora tenho certeza de que bons livros não precisam ser feitos por gente enfadonha e podem - sim - vender muito. Isabel é boa de papo que só. Pude conferir isso na Flip desse ano, que terminou ontem. A chilena tem uma virtude que admiro - a capacidade de fazer piada de si mesma. Em certo momento, Humberto Werneck, que conduzia a conversa, perguntou a ela se algum erro já havia passado despercebido e fora publicado em algum de seus livros: "Sim, sim. Um personagem, que perdeu uma perna em um livro, reapareceu com as duas pernas na obra seguinte. Realmente esqueci que eu tinha lhe cortado uma perna. Um crítico na Espanha disse que era o 'realismo mágico'".

Entre outras coisas, falou sobre o trabalho do escritor, dizendo que não há como ser um apenas escrevendo por hobby. "Certa vez, já depois de ter publicado alguns livros, estava em uma festa e um senhor puxou conversa comigo: 'O que você faz?', 'Sou escritora', 'E o que você escreve?', 'Romances', 'Ah, quando eu me aposentar, vou escrever romances', 'E o senhor? O que faz?', 'Sou dentista', 'Ah, quando eu me aposentar, vou arrancar dentes'. Escrever não é arrancar dentes. Escrever é uma paixão".

E para quem quiser ouvir algo mais sobre paixão, recomendo assistir isso aqui: http://www.ted.com/talks/lang/por_br/isabel_allende_tells_tales_of_passion.html

3 comentários:

Valéria Barros Nunes disse...

kkkkkkkkkkkkkkk
eu nunca vou ser dentista! nem escritora, já q escrevo só quando o texto me passa um tempo! sempre acho q sou hobby dos textos.
ainda tenho planos de ir à uma edição da/o flip. quero a lidia como guia flipuristico!

Lidia disse...

Lidia como guia? Aí é mais caro... rs

Valéria Barros Nunes disse...

aqui ninguém está para uma vida barata, não somos da cultura do fácil. queremos é nos divertir!
Com a Lídia o conteúdo é mais divertido!