sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Serviço militar no UK

Antes de iniciar o filme no cinema assistia os trailers tranquilamente, até que um me pareceu a divulgação de mais um filme de guerra, mas era propaganda oficial pra recrutar rapazes e moças ao serviço militar. E serviço militar aqui é ir pra guerra, lutar no Afeganistão eliminando os Talibãs e os camponeses que lá vivem.

O trailer apresentava um guri camuflado em uma selva e um homem que se assemelhava um aborígene-indiano com o rosto pintado de branco no meio de uma grande poça. O homem estava de frente ao guri e com ar de "já ganhei essa parada", pois só via um só "inimigo", até que de repente sua suposta felicidade acabará pois estava cercado por mais uns seis guris que saíam detrás das árvores na mata densa.

Não me lembro a mensagem exatamente mais como outras que encontramos é mais ou menos assim: "Servir nas Forças armadas pode ser a melhor decisão que você faz", "Eles (militares) estam fazendo algo por você. E você o que tem feito para o país?" uauuuuu as meninas engravidando e os meninos enchendo a cara. A Grã-Bretanha tem o maior índice de gravidez na adolescência dentro os países da Comunidade Européia e tem agora um outro problema a bebedeira dos adolescentes, mesmo sendo proibido vender bedidas para menores de 18 anos nos Pubs e comércio em geral.
Mas voltando ao assunto recrutamento militar. Registramos um momento tem festejo para receber os soldados que voltam vivos do Afeganistão. Na pequena cidade onde estamos fecharam a rua principal e sob um sol raro de Julho desfilaram os soldados que eram saudados com palmas e flores.

Todo soldado que perdeu sua vida no front é anunciada pelos telejornais.Imagina se nos jornais das grandes cidades do Brasil vão anunciar os meninos que morrem todos os dias ou as vidas perdidas em algum país da África nas guerras civis ou com fome.

Em Santiago no Chile presenciamos algo parecido, o falecimento de um policial foi anunciada em todos os telejornais e foi discussão na Assembléia Geral. O policial foi morto em confronto com os manifestantes que homenageavam Allende, morto em 11/09/1973.

Enquanto isso, Gordan Brown continua com a decisão de permanecer com os soldados no Afeganistão. De acordo com "The Times", a Rainha não concorda com essa decisão, até mesmo porque os meninos da realeza serviram e estão servindo no Afeganistão. Enquanto o príncipe William vai para Ilhas Malvinas fazer treinamento, o príncipe Henry, o terceiro na sucessão, vai pro Afeganistão.

Dentre as curiosidades tratadas nos telejornais ou no site das Forças Armadas (www.army.mod.uk) estão:

1) A preparação dos suprimentos que são enviados para os soldados no front, destaque para as chips. Imaginei a combinação: os guris armados comendo sua batatinha no meio de uma terra árida, com algumas cabras magras e camponeses islâmicos.

2) Uma adolescente que serviu no Iraque, hoje com 22 anos foi o segundo lugar no concurso Miss Inglaterra 2009. A guria de nome Katrina é apelidada como 'Combat Barbie' faz comercial de lingerie, mas diz que ama as forças armadas, que seu trabalho é ser soldada e que tudo isso incentiva outras mulheres a servir militarmente.

4 comentários:

Ana Silva disse...

Uau, que observações. Logo, teremos os "Diários da terra dos anglos", by Carlinha.

luis vieira disse...

11 de setembro! Dia bom prá pensar, falar, escrever e refletir sobre "as guerras".
Que continuem a cair as torres gigantescas da opressão!!!!
Eia!

Lidia disse...

O texto combina com o tema: uma saraivada de informação!
Besos, Carlinha!

Carpe Diem disse...

Falou a crítica literária Lidita!! rsrsrs
Blz! nos próximos serei mais objetiva e tentarei cercar o tema em um único foco.hihihihi
besitos